COGNIÇÃO COM A IDADE PODE SE TORNAR PRECÁRIA

CLIMATÉRIO E PERI-MENOPAUSA CONTROLADA

30 de outubro de 2011

ENDOCRINOLOGIA – NEUROENDOCRINOLOGIA- HIPOTIREOIDISMO, UMA MOLÉSTIA MUITO FREQUENTE, QUE CAUSA DIVERSOS DISTÚRBIOS METABÓLICOS, HORMONAIS, E ETC.

Hipotireoidismo, também chamado de disfunção da tiroide, é uma condição na qual a glândula tireóide não produz hormônio suficiente. E este fato é desastroso para humano devido a importância que as funções tireoidianas representam ao metabolismo e organismo de seres humanos. Hipotireoidismo pode ser causado pela desordem auto-imune de Hashimoto 's tireoidite, irradiação ou remoção cirúrgica da glândula tireóide, e medicamentos que reduzem os níveis de hormônio da tireóide, quando medicados de forma não orientada por endocrinologistas ou neuroendocrinologistas; não devemos nos esquecer que as produções dos hormônios tireoidianos quando estão na linha divisória da normalidade tanto no limite superior ou inferior causam alterações em ambas as situações, que devem ser tratadas, pois mesmo eventualmente sendo limites de doenças silenciosas a médio prazo temos tratar comprometimentos orgânicos que podem ser graves.
Qualquer pessoa pode desenvolver hipotireoidismo, mas as pessoas que correm maior risco são aquelas que com o passar da idade e adquirem mais anos principalmente pertencentes ao sexo feminino. No entanto, apenas uma pequena percentagem de pessoas apresentam intensa situação de comprometimento hipotireoidismo (manifesto). Muitos mais têm glândula levemente hipoativa (hipotireoidismo subclinico). Os primeiros sintomas do hipotireoidismo incluem: Fadiga crônica com intenso cansaço e indisposição geral. Dificuldade de concentração, com cognição, É o conjunto dos processos mentais usados no pensamento e na percepção, também na classificação, reconhecimento e compreensão para o julgamento através do raciocínio para o aprendizado de determinados sistemas e soluções de problemas.
De uma maneira mais simples, podemos dizer que cognição é a forma como o cérebro percebe, aprende, recorda e pensa sobre toda informação captada através dos cinco sentidos. Sensibilidade ao frio. Dor de cabeça de formas mais variadas possível. Dores musculares e articulares com edemas por todo o corpo, inclusive na face, onde surgiu o termo “moon face”. Ganho de peso, apesar de diminuição do apetite, que infelizmente irá levar de forma pronunciada ao sobrepeso, obesidade de forma acelerada.

Dr. João Santos Caio Jr.
Endocrinologia – Neuroendocrinologia 
CRM 20611

Dra. Henriqueta V. Caio
Endocrinologia – Medicina Interna 
CRM 28930

Como Saber Mais:
1.É importante a avaliação precoce da deficiência de hormônios tireoidianos?
http://crescimentojuvenil.blogspot.com

2.A deficiência do hormônio de crescimento é caracterizada por uma série de anormalidades antropométricas (medidas do corpo), clínicas, bioquímicas e metabólicas?
http://crescersim.blogspot.com

3.Quais variáveis correlacionam-se negativamente com a altura final de pacientes com a deficiência do hormônio de crescimento (DGH) tratados com HGH?
http://crescercriancasjuvenil.blogspot.com

AUTORIZADO O USO DOS DIREITOS AUTORAIS COM CITAÇÃO
DOS AUTORES PROSPECTIVOS ET REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA.



Referências Bibliográficas:
Prof.Dr. João Santos Caio Jr, endocrinologista,neuroendocrinologista, Dra Henriqueta Verlangieri Caio, endocrinologista,medicina interna-Van Der Häägen Brazil – São Paulo –Brasil,GH Research Society, Saggese G, Ranke MB, Saenger P, Rosenfeld RG, Tanaka T, Chaussain JL, et al. Ranke MB, Lindberg A, Chatelain P, Wilton P, Cutfield W, Albertsson-Wikland K, et al. Carel JC, Ecosse E, Nicolino M, Tauber M, Leger J, Cabrol S, et al. 
Sociedade Brasileira de Pediatria e Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia. 


Contato:
Fones: (11)5572-4848/ (11) 2371-3337
Rua: Estela, 515 – Bloco D -12º andar - Conj 121
Paraíso - São Paulo - SP - Cep 04011-002
e-mails: vanderhaagenbrasil@gmail.com

Site Clinicas Caio
http://drcaiojr.site.med.br/
http://dracaio.site.med.br/

Site Van Der Haagen Brazil
www.vanderhaagenbrazil.com.br

Google Maps:
http://maps.google.com.br/maps/place?cid=5099901339000351730&q=Van+Der+Haagen+Brasil&hl=pt&sll=-23.578256,-46.645653&sspn=0.005074,0.009645&ie=UTF8&ll=-23.575591,-46.650481&spn=0,0&t=h&z=17




Seguir no Google Buzz