COGNIÇÃO COM A IDADE PODE SE TORNAR PRECÁRIA

CLIMATÉRIO E PERI-MENOPAUSA CONTROLADA

29 de outubro de 2011

ENDOCRINOLOGIA – NEUROENDOCRINOLOGIA: SOBREPESO, OBESIDADE E PESO IDEAL, GORDURA E SUA RELAÇÃO COM A ALTURA.

Uma forma de distinguir a obesidade a partir de apenas estar acima do peso é calcular o IMC (índice de massa corporal). Um adulto é considerado "overweight" ou sobrepeso, quando ele / ela está acima de seu peso estipulado como saudáveis, que varia de acordo com a altura de uma pessoa e sexo. O peso ideal para qualquer adulto Acredita-se que correspondem ao seu peso ideal a partir da idade de 20 a 30 de índice de massa corporal ou IMC. Um indivíduo está com sobrepeso quando seu IMC (índice de massa corporal) está entre 25 e 29,9. IMC, (indice de massa corporal) um cálculo que mede o peso em relação à altura, é o padrão usado pelos pesquisadores para definir o peso de uma pessoa de acordo com sua altura. Um adulto com um IMC (índice de massa corporal) de 30 ou mais é considerado obeso. A obesidade é o excesso de gordura em comparação com a massa magra, ou um peso corporal que é de 30 por cento acima do peso ideal para uma altura específica. A pessoa é obesa quando a quantidade de tecido adiposo gordura é suficientemente elevado. A obesidade é uma doença crônica, causada pela complexa variedade de fatores que envolve todo o metabolismo, organismo e em resumo a proporção do corpo em humanos.
O que é incompreensível para nós seres racionais, e não termos o bom senso de nos auto controlarmos através da cognição cerebral, o desastre que provocamos quando não nos damos conta do desequilíbrio que provocamos ao ingerirmos ou por prazer ou gula, valores de quantidade de alimentos desnecessários que fatalmente desequilibrarão a proporcionalidade biotípica em humanos. Se considerarmos os aspectos médicos, a obesidade é uma condição do corpo caracterizada pelo acúmulo de mais gordura sob a pele e em torno de alguns dos órgãos internos. Enquanto sobrepeso está sendo mais do que o peso para a idade, sexo e altura. Excesso de peso não significa necessariamente excesso de gordura.
Pessoas como atletas, bebes em desenvolvimentos podem estar acima do peso, mas não obesos. Uma pessoa pode estar acima do peso por causa das seguintes razões: Excessos , sedentarismo, nenhum exercício, alterações metabólicas ou transtorno alimentar , condição médica, etc. Embora esses fatores também podem levar à obesidade, pode também ser causado por mudanças sociais e estilo de vida, assistência médica problemáticas, desequilíbrio hormonal, condição genética e pode ser agravada pelo aumento da ingestão de alimentos e falta de exercício. Como se trata de doenças silenciosas, nossa preocupação é relativa, e muitas vezes nem damos importância aos riscos graves que advém desses desequilíbrios.

Dr. João Santos Caio Jr. 
Endocrinologia – Neuroendocrinologista
CRM 20611

Dra. Henriqueta V. Caio
Endocrinologista – Medicina Interna
CRM 28930


Como Saber Mais:
1. O consumo de refrigerantes em excesso pode levar a obesidade?
http://gorduravisceral.blogspot.com

2. Pessoas que tem consomem refrigerantes com muita freqüência, geralmente não tem hábito de comer frutas, verduras e legumes?
http://nutricaocontrolada.blogspot.com/

3. A sensação da saciedade é diferente para líquidos e para alimentos sólidos?
http://emagrecendocontinuar.blogspot.com

AUTORIZADO O USO DOS DIREITOS AUTORAIS COM CITAÇÃO
DOS AUTORES PROSPECTIVOS ET REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA.


Referências Bibliográficas:

Prof. Dr. João Santos Caio Jr, endocrinologista,neuroendocrinologista, Dra Henriqueta Verlangieri Caio, endocrinologista,medicina interna-Van Der Häägen Brazil – São Paulo –Brasil,Rombaldi, A. J.; Neutzling, M. B.; Silva, M. C. et al. Consumo regular de refrigerante não dietético. Revista de Saúde Pública 2011;45(2):382-90.


Contato:
Fones: (11)5572-4848/ (11) 2371-3337
Rua: Estela, 515 – Bloco D -12º andar - Conj 121 
Paraíso - São Paulo - SP - Cep 04011-002
e-mails: vanderhaagenbrasil@gmail.com

Site Clinicas Caio
http://drcaiojr.site.med.br/
http://dracaio.site.med.br/

Site Van Der Haagen Brazil
www.vanderhaagenbrazil.com.br

Google Maps:
http://maps.google.com.br/maps/place?cid=5099901339000351730&q=Van+Der+Haagen+Brasil&hl=pt&sll=-23.578256,-46.645653&sspn=0.005074,0.009645&ie=UTF8&ll=-23.575591,-46.650481&spn=0,0&t=h&z=17